quarta-feira, 28 de abril de 2010

George Orwell.

"Quando se diz que um escritor está na moda, isso quer dizer que ele é admirado por menores de trinta anos", George Orwell



[Na última lecture, o tema foi "Sobre a Escrita", sendo que a discussão se desenvolveu essencialmente em torno do ensaio "Politics and the English Language" de George Orwell. Por isso, achei interessante incluir uma breve referência bibliográfica ao autor, uma vez que considero que nunca poderemos compreender verdadeiramente uma obra sem conhecermos o seu autor.]

George Orwell, pseudónimo de Eric Blair, nasceu em 1903, em Motihari, Bengal, uma colónia britânica na Índia.
Filho de Richard, um trabalhador da Opium Department of the Civil Service e de Ida, aos 5 anos, entra para Henley, uma escola parisiense anglicana. Foi, depois, recomendado pela sua professora para a prestigiada escola preparatória St. Cyprian, em Eastbourne, Sussex. Nesta, paga apenas metade das propinas, pois obtém uma bolsa de mérito. Mais tarde, referir-se-ia a este tempo em que frequentou a escola com algum ressentimento. Não obstante, o seu percurso foi suficientemente bom para lhe garantir uma bolsa de mérito para os colégios de Wellington e Eton, sendo que esteve um período no primeiro, tendo ido, depois, para o segundo.
As opiniões acerca da sua estadia em Eton variam: alguns dizem que Orwell fora um estudante fraco, outros negam-no.  Alguns professores terão interpretado as suas acções como um desrespeito à sua autoridade.
Eric Blair adopta o pseudónimo em 1933. A escolha demonstra o seu profundo afecto pela tradição inglesa e pelo campo: George é o santo patrono de Inglaterra e George V era monarca na altura. Por sua vez, Orwell (rio em Suffolk) era um dos mais adorados sítios de Inglaterra.
Simpatizante do partido trabalhista (do qual se torna membro em 1938) – junta-se ao partido não-stalinista de extrema esquerda da irmã.
Em 1944, termina a sua alegoria anti-estalinista “Animal Farm”, que foi publicada no ano seguinte com grande sucesso e popularidade. Os rendimentos que daqui retira dão-lhe, pela primeira vez, uma vida confortável.
Em 1945, torna-se correspondente de guerra do Observer e, mais tarde, contribui regularmente para o Manchester Evening News. Amigo próximo do editor/dono do Observer, David Astor, as suas ideias tinham grande influencia nas políticas editoriais do mesmo. Em 1949, publica “Nineteen Eighty-Four”, o seu mais conhecido trabaho.
Entre 1936 e 1945, Orwell adopta um filho, Richard Horatio Blair (nascido em Maio de 1944), com a mulher Eileen O'Shaughnessy, que morre em 1945, durante uma operação. Volta a casar-se, pouco depois da sua morte, no Outono de 1949, com Sonia Brownell.
Orwell morre aos 46 anos com tuberculose, que terá contraído provavelmente durante o período em que foi um sem-abrigo ou trabalhador itinerante em Paris e Londres. Os últimos três anos da sua vida, passou-os em hospitais. Foi enterrado no adro da igreja de All, em Sutton Courtenay, Oxfordshire, de acordo com o ritual Anglicano.

Sem comentários:

Enviar um comentário