quarta-feira, 28 de abril de 2010

Fotografia.

Fotografo tudo o que não posso pintar e pinto tudo o que não posso fotografar, Man Ray
 
A palavra imagem vem do latim imago e significa a representação visual de um objecto. Em grego antigo, corresponde ao termo eidos, raiz etimológica do termo idea ou eidea.
A fotografia, por sua vez, desempenhou um papel muito importante na História Mundial.
Hitler fotografava-se a várias distâncias, para perceber qual a imagem que transmitia, quando fazia os seus discursos. Fotografava os seus ouvintes, para estudar comportamentos e reacções, tentando perceber o impacto das suas palavras nos outros.
'Migrant Mother' percorreu todo o Mundo tentando alertar para os impactos sociológicos da Grande Depressão. É, hoje, ícone da época histórica em questão.
As publicidades da Benetton são conhecidas de todos. Tocando em temas controversos como a morte, a desigualdade social e o preconceito, chocaram uns e sensibilizaram outros... Foram aprovadas por uns e rejeitadas por outros, mas não foram ignoradas por nenhuns daqueles que as conheceram.
A fotografia tem, assim, a capacidade de despertar sentimentos, mobilizar pessoas, gravar momentos, contar histórias...
Na incapacidade de evitar o cliche: "Uma fotografia vale mais do que mil palavras".
Vale as palavras do seu autor, dos seus personagens, da primeira pessoa que a vê, da(s) pessoa(s) que pretende cativar, da(s) pessoa(s )que pretende representar... Vale as palavras de todos aqueles a quem desperta sensações e até dos outros, que lhes são indiferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário