quarta-feira, 28 de abril de 2010

Crítica de Imagem - Vestuário de Peles.


A imagem acima poderia fazer parte de uma campanha de sensibilização da PETA – People for the Ethical Treatment of Animals - ou de qualquer outra associação com fins não lucrativos de defesa dos direitos dos animais.

Como campanha de sensibilização, esta pretende denunciar a tortura a que são sujeitos os animais com o objectivo de fabricar roupa de peles. Assim, deve ser apelativa. No caso, o apelo não se faz de uma forma subtil, mas através do choque. O alvo da campanha será possivelmente, a população feminina da classe média alta, principal consumidora do produto que se pretende publicitar negativamente - vestuário de pele.

Fazendo uma análise detalhada da imagem, podemos destacar dois elementos-chave importantes: o sangue e a figura da mulher.

O primeiro, destaca-se da restante imagem, a preto e branco, pela cor púrpura. O facto de ocupar mais de metade da imagem não me parece também um acaso, remetendo-nos para a gravidade da tortura de que são vítimas estes animais.

A morbidez da morte contrasta, assim, com o segundo elemento da imagem: o estilo ostentatório da mulher e a sua indiferença face ao rasto de sangue que deixa, retratada na pose do seu corpo.

Da indiferença face à crueldade, subentende-se a frieza dos que usam pele. Com isto, a imagem procura talvez instigar a intolerância dos que não usam pele face aos primeiros.

Em suma, esta campanha pretende apelar à sensibilidade das pessoas e despertar os seus sentimentos mais humanos, mobilizando-as no sentido de se juntarem à luta da associação, se não usam peles e deixarem de usar, se o fazem.

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