segunda-feira, 31 de maio de 2010

Coerência e Coesão.


Faltei à lecture sobre coerência e coesão. Como tal não sei qual foi a abordagem dada pelo professor ao tema e, como tal, o trabalho que desenvolvi em casa é puramente de investiação gramatical.
Assim, segundo a Gramática de Português da Porto Editora e apontamentos da aula:
Coesão textual diz respeito aos processos linguísticos que permitem a sequencialização linear dos elementos da superfície textual. Tem que ver com a forma como o texto está construído e com o papel dos conectores, advérbios e pronomes num texto.
Coerência é a propriedade do texto enquanto unidade global. Diz respeito à intenção global do locutor, ligada a um determinado género discursivo e, simultaneamente, a uma interpretação feita pelo interlocutor que faz um determinado juizo de adequação sobre o texto/discurso.
As Regras de Coerência são:

1) Regra da Recorrência - memorização aumenta pela repetição;
2) Regra da Progressão - necessidade de uma renovação constante, mas equilibrada da informação semântica;
3) Regra da Não-Contradição - no desenvolvimento não pode surgir nenhum elemento semântico que contradiga o que antes se afirmou;
4) Regra da Relação -
para que uma sequência ou um texto sejam coerentes é necessário que os factos, no mundo representado, sejam congruentes, no mundo reconhecido por aquele que avalia o texto.

Sem comentários:

Enviar um comentário