domingo, 30 de maio de 2010

Narrativa Escrita e Narrativa Fílmica.




'Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação.'

Na lecture sobre "Narrativa Escrita e Narrativa Fílmica", o desenvolvimento do tema deu-se essencialmente em torno de um excerto do filme "O Silêncio dos Inocentes"
Depois de o analisarmos minuciosamente, apercebemo-nos de que, mesmo quando entendemos um filme, da primeira vez que o assistimos, aquilo que permanece é essencialmente o quadro geral.

O que quero dizer é que há determinados elementos da narrativa cuja compreensão está subentendida e, como tal, nós não somos capazes de os reproduzir detalhadamente se nos perguntarem sobre eles, mais tarde.

Elementos como a cor, a música, o ritmo, o local de filmagem, a posição das personagens no espaço e a sua linguagem corporal são fundamentais na compreensão da narrativa, ainda que através de um processo inconsciente.

Penso que um bom exemplo desta ideia são os filmes de Charlie Chaplin. Sendo filmes mudos, a sua compreensão requer uma atenção maior, pois depende de expressões faciais, da localização dos objectos e das personagens, da música e da linguagem corporal do protagonista.
Assim, a linguagem verbal nem sempre é o elemento mais importante no entendimento de uma narrativa e Charlie Chaplin é um bom exemplo disso mesmo.

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