segunda-feira, 31 de maio de 2010

Criação Publicitária.


A proposta de trabalho de avaliação contínua feita na lecture sore "Narrativa Escrita e Narrativa Fílmica" foi elaborar o guião para um anúncio publicitário para uma de duas marcas: a Polaroid ou a Rip Curl. Escolhi a Rip Curl.

Existem dois métodos de criação publicitária: o check-list e o método de exploração analógica.

O primeiro faz uma abordagem mais descritiva do produto, sendo que o principal objectivo é dá-lo a conhecer. Desta forma, o produto é apresentado através de uma contextualização histórica ou através da enunciação ou explicação dos seus métodos de produção. Ainda, podem ser focados a apresentação/design do produto, o seu modo de acção e o efeito provocado pelo seu uso.

As check-lists são, assim, um método mais estruturado que exije menos criatividade.
Por sua vez, a exploração analógica baseia-se mais na criatividade do criador da publicidade.
O objectivo é reduzir a mensagem ao que ela tem de essencial, procurando encontrar uma analogia que foque o carácter essencial da mensagem. Ou seja, o sucesso deste método baseia-se na concepção de uma boa metáfora, capaz de traduzir o conceito que se quer vender.

Neste contexto, escolhi o método de exploração analógica para elaborar o meu anúncio. Parece-me mais apelativo, na minha opinião, vender o conceito ou a atitude do produto do que o produto em si, uma vez que o segundo processo é mais técnico e, logo, mais maçador.

Desta forma, optei por comparar o surfista com o fato da Rip Curl a um Super-Herói, capaz de suportar o frio. A minha abordagem centrou-se, essencialmente no factor “frio”, na medida em que o que o produto traz de novo é exactamente a capacidade de conferir ao seu utilizador, tolerância a temperaturas baixas.

Abaixo, o guião do anúncio:
[ Dois surfistas estão na praia, num dia tempestuoso, aparentemente frio, frente a um mar agitado.
Estão ambos trémulos, devido ao frio.
No entanto, o turista do lado esquerdo (X) tem um ar forte e olha com alguma arrogância para o surfista do lado direito (Y) que é, por sua vez, mais franzino.
Em tom de desafio, o primeiro corre para o mar. Ao aperceber-se que esta está gelada, sai disparado.
Foca-se a cara de X. Enregelado, não consegue disfarçar o orgulho ferido.
Y continua sereno sem se manifestar.
O zoom da mão esquerda de X, mostra-o a ligar um interruptor do lado esquerdo do fato, que mudar a sua cor.
X corre em direcção ao mar, sob o olhar incrédulo de Y que está, agora envolto numa tolha, ainda por causa do frio.
Y apanha uma grande onda. Da expressão facial de X, depreende-se irritação e surpresa.
Y sai da água, com uma postura vitoriosa, qual super-herói.
Faz-se zoom, com o objectivo de focar Y a partir do tronco. A imagem pouco nítida, da qual conseguimos perceber apenas a silhueta e a cor do fato, permite ler a frase:
'Even Pros get Chilly. Stop acting like a Hero. With Rip Curl's Heating Suit, you can be one!]

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